POR QUE CÃES E GATOS COMEM GRAMA?
- portalmundopet
- 27 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
Apesar de os cães serem carnívoros e gostarem de carne, não são, como os gatos, dependentes de carne para sobreviver. Pastar é perfeitamente normal e até benéfico.
Apesar de ser um pouco estranho ao paladar humano, os motivos por que os cães e gatos comem grama podem ser muitos. Como os humanos, eles podem sofrer de algum distúrbio alimentar causando náuseas, indigestão, infecções e outras doenças causadas por micróbios e parasitas. É da natureza do animal, quando um desses sintomas se apresenta, que eles procurem ingerir alguma planta, pois as propriedades vegetais podem causar uma pequena irritação gástrica fazendo com que eles vomitem e sintam um alívio imediato em seu estado de irritação e dor.

A grama adiciona fibra à dieta. Ela aumenta o conteúdo do intestino e auxilia o trânsito intestinal, assim como auxiliam na eliminação das bolas de pêlos no intestino. Como acontece com os humanos, a fibra na dieta também pode ser medicinal, reduzindo o risco de câncer de intestino.
Como podem fabricar seus próprios ácidos graxos essenciais e aminoácidos, os cães conseguem sobreviver com dietas estritamente vegetarianas, embora essa não seja a forma para a qual tenham sido destinados. Gorduras e proteínas derivadas de vegetais formam os blocos de construção que são necessários à vida, mas é mais difícil garantir o equilíbrio adequado de nutrientes unicamente a partir das plantas, pode-se contar com fontes tanto vegetais como animais.
Alguns estudos indicam que 80% dos cães domésticos comem grama ou outros tipos de mato, mas que não fazem isso necessariamente por problemas estomacais. A cor, o sabor e o formato da grama já são particularmente atraentes para o cachorro, que coloca a grama na boca como simples forma de matar a curiosidade ou até mesmo por tédio. A fome também pode ser um fator importante nesta escolha, pois eles consideram a grama um alimento.
Cães e gatos que ingerem uma dieta deficitária em algum tipo de nutriente poderá compensar ingerindo outros tipos de alimento. Esse comportamento pode ser reflexo de algum desequilíbrio na dieta do pet como a falta de vitaminas e minerais. A ingestão de grama e outros matinhos ativa enzimas para a produção de vitaminas A,E e K. A clorofila também funciona como um antibacteriano em feridas, combate infecções de gengiva, garganta, entre outras.
Pouca atividade física e mental podem desencadear estresse e ansiedade. Comer grama e mudanças bruscas de comportamento são indícios que algo não está bem com o pet. Muitas doenças e comportamentos estranhos são causados pela falta de atenção com eles. Certifique-se de que ele esteja sempre recebendo os cuidados mínimos necessários que incluem alimentação, vacinas, banhos e, principalmente, amor.

É normal comer grama, mas fique atento!
Se cada vez que você leva o seu pet para passear no parque ele passa mais tempo comendo mato do que se divertindo, você deve ficar atento e levá-lo a um veterinário.
Essa visita preventiva ao veterinário é importante principalmente para descartar:
Problemas de estômago.
Revisar a dieta do pet para que tenha mais nutrientes, incluindo mais vegetais, por exemplo.
Fique sempre de olho no comportamento do seu animalzinho de estimação e mantenha sua vacinação sempre em dia. A grama ingerida em parque e locais públicos podem estar contaminadas com pesticidas, produtos químicos e até mesmo urina e fezes de outros animais.

É importante lembrar!
Algumas plantas são extremamente venenosas e tóxicas para os animais.
コメント